Chikamatsu Monzaemon

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 12:41, 5 Março 2011 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 12:42, 5 Março 2011 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 12: Linha 12:
"Tradição e Magia nos Palcos", por Alice K., diretora teatral, atriz e pesquisadora. Professora do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Arte da Universidade de Campinas (UNICAMP). "Tradição e Magia nos Palcos", por Alice K., diretora teatral, atriz e pesquisadora. Professora do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Arte da Universidade de Campinas (UNICAMP).
 +
 +
 +
[[Image:Chikamatsu_Monzaemon3.jpg|frame|center|Estátua de pedra em homenagem ao Chikamatsu Monzaemon]] [[Image:Chikamatsu_Monzaemon3.jpg|frame|center|Estátua de pedra em homenagem ao Chikamatsu Monzaemon]]

Revisão de 12:42, 5 Março 2011

Chikamatsu Monzaemon
Chikamatsu Monzaemon
Chikamatsu Monzaemon
Chikamatsu Monzaemon

Nascido em Echizen, o Japão em 1653 com o nome de "Sugimore Nobumori", Chikamatsu Monzaemon se tornou talvez o maior dramaturgo da história do teatro japonês.

Nascido em uma família de samurais, o pai de Chikamatsu passou ronin, abandonando seus deveres feudais em algum momento entre 1664 e 1670, e mover sua família para o Ky para onde tornou-se ligado à aristocracia da corte local. Isso é mais provável no caso de Chikamatsu começou a se envolver com o teatro.

Chikamatsu Monzaemon (1653-1724) foi um dramaturgo japonês que começou sua carreira escrevendo dramas históricos para kabuki e bunraku.

Considerado o "Shakespeare japonês", escreveu mais de 100 peças teatrais, das quais cerca de 50 continuam atuais no repertório kabuki.

Diz a lenda que ele escreveu uma de suas peças em uma única noite. Suas obras combinar comédia e drama, poesia e prosa, e apresentam cenas de combate, tortura e suicídio no palco.

"Tradição e Magia nos Palcos", por Alice K., diretora teatral, atriz e pesquisadora. Professora do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Arte da Universidade de Campinas (UNICAMP).



Estátua de pedra em homenagem ao Chikamatsu Monzaemon
Estátua de pedra em homenagem ao Chikamatsu Monzaemon

Chikamatsu emprestou uma espécie de realismo às suas criações, tansformando o conflito entre as obrigações sociais (giri) e os sentimentos humanos (ninjo) em tema central de suas peças, cujo enfoque eram as paixões e as contradições do homem comum.

O bunraku viveu o seu melhor momento no século XVII, por meio do talento de Chikamatsu e do tayu Takemoto Gildayu (1651-1714). Nesse tempo, os bonecos eram operados por um único manipulador. Bonecos com três manipuladores surgiram em meados do século XVIII. Revista História Viva, Japão 1 - 500 anos de história, 100 anos de imigração, março (2008).

Na Ficção

Chikamatsu Monzaemon foi citado no anime Naruto Shippuden no episódio 26, quando Chiyo envocou dez marionetes brancas, e Sasori disse que elas eram a "Coleção dos 10 de Chikamatsu", e Sasori também disse que Chikamatsu Monzaemon foi o primeiro mestre de marionetes.

Ferramentas pessoais