Oden: mudanças entre as edições

De Nikkeypedia
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 21h27min de 14 de junho de 2012

Oden(おでん ou お田) trata-se de um prato japonês que consiste de vários legumes, ovos cozidos, kon´nyaku "蒟蒻", inhame, nabo "大根", kombu "昆布"(alga laminaria), produtos à base de uma pasta de peixe como o satsuma-age "さつま揚げ"(bolinho frito de farinha de peixe), o chikuwa "竹輪", kamaboko "蒲鉾", entre outros, todos imersos em um caldo feito à base de molho de soja e peixe.

Surgida no Período Muromachi, "Oden" é uma palavra que fazia parte do vocabulário secreto das mulheres da Corte. Acrescentando-se o prefixo "O"(お) na sílaba "Den"(田), vindo da palavra "Dengaku" (田楽), chegou-se à palavra como a conhecemos atualmente. O "Oden" do Período Muromachi referia-se ao "Tofu dengaku"(豆腐田楽)coberto com misô(味噌)e frito, o chamado "Dengaku-yaki"(田楽焼き).

No período moderno( do Período Azuchi-Momoyama ao Período Edo) surgiu o "kyoden"(魚田), uma espécie de "dengaku"(田楽) feito com peixe frito, kon´nyaku e vegetais. Nessa época o "dengaku" também era coberto de missô e frito.

Ainda no Período moderno, mais especificamente, no Período Edo, surge o "Oden" que conhecemos atualmente, ou seja, os ingredientes todos são cozidos. À princípio, espetava-se o kon´nyaku num espeto e o cozinhava no molho à base de molho de soja e peixe. Posteriormente, o nabo, o hanpen e os demais ingredientes passaram a ser acrescentados.

Na região de Kansai(sudoeste do Japão, que inclui Osaka) a palavra "Oden" refere-se ao "Dengaku-yaki"(田楽焼き), de modo que para referirem-se ao "Oden", aqui definido, as pessoas dessa região usam a palavra "Kanto-daki"(関東炊き), que significa literalmente o "cozido da região de Kanto"(região leste do Japão, que inclui Tóquio).

Referência