Categoria:Culinaria: mudanças entre as edições

De Nikkeypedia
(Redireccionando para Culinaria)
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
#REDIRECT [[culinaria]]
A Culinária Tradicional Japonesa é dominada pelo [[arroz Japonês|arroz branco]] (''hakumai'', 白米), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição - [[peixe]], [[carne]], [[legume]]s, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como ''okazu''.  <!--Os acompanhamentos são servidos para melhorar o sabor do arroz.--> É utilizado um tipo de talher diferente, denomidado [[Pauzinhos|hashi]]. Originário da [[China]], consiste em dois pequenos bastões de madeira ou metal.
 
As refeições tradicionais recebem seu nome de acordo com o número de acompanhamentos que vêm junto do arroz e da sopa que são quase sempre servidos. A refeição japonesa mais simples, por exemplo, consiste de ''ichijū-issai'' (一汁一菜; "uma sopa, um acompanhamento" ou "refeição de um prato"). Isto quer dizer que a refeição é composta de sopa, arroz e de algum acompanhamento--normalmente um legume em conserva. O café da manhã japonês tradicional, por exemplo, normalmente é constituído de [[misso shiru]](sopa de pasta de soja), arroz e algum legume em conserva. A refeição mais comum, entretanto, é conhecida por ''ichijū-sansai'' (一汁三菜; "uma sopa, três acompanhamentos"), ou por sopa, arroz e três acompanhamentos, cada um empregando uma técnica de culinária diferente. Estes acompanhamentos normalmente são peixe cru (''[[sashimi]]''), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor -- ainda que pratos fritos, empanados ou agri-doce podem substituir os pratos cozidos. O ''Ichijū-sansai'' normalmente se encerra com conservas como o ''[[umeboshi]]'' e [[chá]] verde.
 
Esta visão japonesa de uma refeição é refletida na organização dos livros de culinária japoneses. Os capítulos são sempre ordenados de acordo com os métodos culinários: alimentos fritos, alimentos cozidos e alimentos grelhados, por exemplo, e não de acordo com os ingredientes em particular (ex.: ''galinha'' ou ''carne'') como são nos livros ocidentais. Também podem existir capítulos dedicados à sopas, sushi, arroz etc.
 
Como o Japão é uma nação insular, seu povo consome muitos frutos do mar, além de peixe e outros produtos marinhos (como algas). Mesmo não sendo conhecido como um país que come muita carne, poucos japoneses se consideram vegetarianos. Carne e galinha são comumente inseridos na culinária do cotidiano.

Edição das 16h24min de 27 de agosto de 2007

A Culinária Tradicional Japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai, 白米), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição - peixe, carne, legumes, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. É utilizado um tipo de talher diferente, denomidado hashi. Originário da China, consiste em dois pequenos bastões de madeira ou metal.

As refeições tradicionais recebem seu nome de acordo com o número de acompanhamentos que vêm junto do arroz e da sopa que são quase sempre servidos. A refeição japonesa mais simples, por exemplo, consiste de ichijū-issai (一汁一菜; "uma sopa, um acompanhamento" ou "refeição de um prato"). Isto quer dizer que a refeição é composta de sopa, arroz e de algum acompanhamento--normalmente um legume em conserva. O café da manhã japonês tradicional, por exemplo, normalmente é constituído de misso shiru(sopa de pasta de soja), arroz e algum legume em conserva. A refeição mais comum, entretanto, é conhecida por ichijū-sansai (一汁三菜; "uma sopa, três acompanhamentos"), ou por sopa, arroz e três acompanhamentos, cada um empregando uma técnica de culinária diferente. Estes acompanhamentos normalmente são peixe cru (sashimi), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor -- ainda que pratos fritos, empanados ou agri-doce podem substituir os pratos cozidos. O Ichijū-sansai normalmente se encerra com conservas como o umeboshi e chá verde.

Esta visão japonesa de uma refeição é refletida na organização dos livros de culinária japoneses. Os capítulos são sempre ordenados de acordo com os métodos culinários: alimentos fritos, alimentos cozidos e alimentos grelhados, por exemplo, e não de acordo com os ingredientes em particular (ex.: galinha ou carne) como são nos livros ocidentais. Também podem existir capítulos dedicados à sopas, sushi, arroz etc.

Como o Japão é uma nação insular, seu povo consome muitos frutos do mar, além de peixe e outros produtos marinhos (como algas). Mesmo não sendo conhecido como um país que come muita carne, poucos japoneses se consideram vegetarianos. Carne e galinha são comumente inseridos na culinária do cotidiano.