Bunkyo: mudanças entre as edições

De Nikkeypedia
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(21 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 7: Linha 7:
ou seja Associação Cultural.
ou seja Associação Cultural.


Foi a forma que os imigrantes japoneses encontraram para se reunirem e transmitirem a cultura para os jovens e inclusive era a instituição que na maioria das vezes abrigava a escola de língua japonesa conhecida como [[nihongo gakko]] que resumidamente era também chamado de [[nihongakko]] onde  
[[Image:CIMG0174.JPG|thumb|left|250px|Bunkyo de Registro]]
 
Foi a forma que os imigrantes japoneses encontraram para se reunirem e transmitirem a cultura para os jovens e inclusive era a instituição que na maioria das vezes abrigava a escola de língua japonesa conhecida como [[Nihongo Gakko]] que resumidamente era também chamado de [[Nihongakko]] onde  


nihongo = língua japonesa - nihon
nihongo = língua japonesa - nihon
Linha 15: Linha 17:
Eram também as entidades que promoviam os [[shinnenkai]], [[tenno tanjobi]], muitas vezes disponibilizavam o espaço para [[kekkon shiki]], formavam e promoviam [[yakyu]], [[sumo]] e através dos nihon gakko os [[undokai]], [[gakugeikai]] etc.
Eram também as entidades que promoviam os [[shinnenkai]], [[tenno tanjobi]], muitas vezes disponibilizavam o espaço para [[kekkon shiki]], formavam e promoviam [[yakyu]], [[sumo]] e através dos nihon gakko os [[undokai]], [[gakugeikai]] etc.


Muitos Bunkyos que foram fundados antes da II Guerra Mundial existem até hoje como é o caso de Lins com mais de 80 anos, Vargem Grande Paulista com mais de 75 anos.
Muitos Bunkyos que foram fundados antes da II Guerra Mundial existem até hoje como é o caso de [[Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins - ABCEL]] com mais de 80 anos, [[ACEVGP - Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista]] com mais de 75 anos.
 
[[Image:Bunkyo_mogi_6.JPG|thumb|right|250px|Bunkyo de Mogi das Cruzes]]
 
O [[Bunkyo - Associação Cultural de Mogi das Cruzes]] funciona como Confederação das Associações dos Bairros de Mogi das Cruzes, num total de 12(doze) dos quais 9 (nove) são associados ao Bunkyo, que promove um grande Festival [[Akimatsuri]] com o apoio dos [[Kaikan]]s dos bairros associados e os não associados.
 
Já a [[Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistencia Social - Bunkyo]] fundada inicialmente como Sociedade Paulista de Cultura Japonesa em 12/55, foi transformada em Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa para poder ser a representante junto ao governo japones de todas as entidades nikkeys.


O Bunkyo de Mogi das Cruzes funciona como Confederação dos Bunkyos dos Bairros de Mogi das Cruzes abrangendo -- Bunkyos.
[[Image:CIMG0107.JPG|thumb|left|250px|Bunkyo de Ibiuna]]


Já a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de
[[categoria:cultura japonesa]]

Edição atual tal como às 14h49min de 12 de março de 2008

Bunkyo é a forma reduzida de Bunka Kyokai.

Bunka = Cultura - Bun

Kyokai = Associação - Kyo

ou seja Associação Cultural.

Bunkyo de Registro

Foi a forma que os imigrantes japoneses encontraram para se reunirem e transmitirem a cultura para os jovens e inclusive era a instituição que na maioria das vezes abrigava a escola de língua japonesa conhecida como Nihongo Gakko que resumidamente era também chamado de Nihongakko onde

nihongo = língua japonesa - nihon

gakko = escola

Eram também as entidades que promoviam os shinnenkai, tenno tanjobi, muitas vezes disponibilizavam o espaço para kekkon shiki, formavam e promoviam yakyu, sumo e através dos nihon gakko os undokai, gakugeikai etc.

Muitos Bunkyos que foram fundados antes da II Guerra Mundial existem até hoje como é o caso de Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins - ABCEL com mais de 80 anos, ACEVGP - Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista com mais de 75 anos.

Bunkyo de Mogi das Cruzes

O Bunkyo - Associação Cultural de Mogi das Cruzes funciona como Confederação das Associações dos Bairros de Mogi das Cruzes, num total de 12(doze) dos quais 9 (nove) são associados ao Bunkyo, que promove um grande Festival Akimatsuri com o apoio dos Kaikans dos bairros associados e os não associados.

Já a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistencia Social - Bunkyo fundada inicialmente como Sociedade Paulista de Cultura Japonesa em 12/55, foi transformada em Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa para poder ser a representante junto ao governo japones de todas as entidades nikkeys.

Bunkyo de Ibiuna