Akimatsuri

De Nikkeypedia

A palavra Akimatsuri pode ser desmembrada em duas: Aki significa outono e Matsuri corresponde à festa.

Os japoneses têm o costume de praticar oferendas aos deuses para agradecer pela colheita e bem-estar das pessoas. Para isso, os nikkeis (imigrantes e descendentes de japoneses) realizam uma cerimônia religiosa com o intuito de mostrar a gratidão e pedir proteção contra doenças e o mau tempo. Histórico

Uma das mais tradicionais festas de Akimatsuri no Brasil é a do Bunkyo de Mogi das Cruzes.

O Bunkyo de Mogi das Cruzes realizou a primeira festa em 1986, no bairro de Cocuera. A partir do ano seguinte, o evento foi transferido para Centro Esportivo de Porteira Preta, avenida Japão, s/nº. Com o passar dos anos, a Festa se tornou referência da Colônia Japonesa em Mogi das Cruzes e Alto Tietê, ficando mais conhecida a cada edição.

Festa Akimatsuri de Mogi das Cruzes-SP
Festa Akimatsuri de Mogi das Cruzes-SP

Por esta razão, em 2003, o Bunkyo de Mogi das Cruzes resolveu promover a atividade no Centro Municipal Integrado “Deputado Maurício Nagib Najar“ (CIP), localizado na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, nº 540, Mogilar. Na época, a mudança de local havia sido estratégica porque oferecia condições mais adequadas ao público visitante, que na edição de 2005 chegou a mais de 35 mil.

No entanto, visando a comemoração dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil, que ocorrerá em 18 de junho de 2008, a Comissão Organizadora do Akimatsuri 2006 resolveu retomar o evento no Centro Esportivo Porteira Preta. Isso porque além do espaço para a promoção da festa ser relativamente maior, é também especial para a colônia japonesa. Um dos símbolos da história dos descendentes no município é o mausoléu, fundado em 1985, construído atrás do ginásio esportivo.

A edificação possui um monumento com 25 pedras no alto, que representa o número de associações de bairro que existiam na época da sua fundação. Na parte debaixo, há 1.500 pedras que significam a quantidade de sócios do Bunkyo do ano correspondente. O atual responsável pelo mausoléu, Hirofumi Tsuruga, explica que a construção possui a denominação de yassuraguenoto, em português: “que os antepassados descansem em paz e olhem pela colônia japonesa”.

O retorno para o Centro Esportivo também foi apoiado pelas associações de bairros. Elas entendem que como a festa tem o objetivo de agradecer as boas colheitas o melhor local para comemorá-la é na zona rural.

Ferramentas pessoais