Bobtail japonês

De Nikkeypedia

Bobtail japonês.
Bobtail japonês.

Conteúdo

[editar] História

Gatos com caudas deformadas estão bem documentados em várias partes da Ásia: os genes responsáveis por essa mutação foram provavelmente introduzidos com os primeiros gatos levados da China para o Japão há cerca de 1.000 anos. Os gatos asiáticos com caudas curtas e eriçadas podem compartilhar de um ancestralidade comum com o Bobtail Japonês, mas não existe ligação nenhuma entre o Bobtail e o Manx. Atualmente, sabe-se apenas que ocorreram mutações inteiramente distintas.

No Japão, seu país de origem e local onde possui uma extensa história, essa raça é considerada o símbolo da amizade. Quando está sentado, é comum levantar uma das mãos, esse gesto, segundo a crença popular japonesa, traz boa sorte. Essa crença é tão levada a sério pelos japoneses que, é comum vermos gravuras e modelos dos "gatos que acenam" nas portas de estabelecimentos japoneses para saudar os visitantes.

Embora o Bobtail tenha raízes no extremo Oriente do século VII, apenas recentemente os japoneses se mostraram interessados em expor esta raça. Foram os americanos, no final da década de 1960, os responsáveis pela sua maior divulgação. Contudo, esta raça ainda é considerada rara.

Em relação as cores do Bobtail Japonês, as mais apreciadas são a preta, branca e vermelha, seja em cor única ou nas combinações bicolor ou tricolor. Estas são conhecidas no Japão como por Mi-ke (feliz). São aceitos também os Bobtails de cores diferentes, desde que o desenho da pelagem não seja como os do Siamês ou do Abissínio.

Com corpo esguio, mas dotado de boa musculatura, o Bobtail Japonês é um gato elegante. As suas pernas são compridas e esguias, sendo que as traseiras mais compridas do que as dianteiras. Possui pêlos de comprimento médio, macios como seda, mas resistentes. A cauda possui no máximo 8 ou 10 cm de comprimento. Esta, mantida em posição curva, parece inexistente, como nos coelhos.


O Bobtail surgiu no Japão no século VII.Lá acredita-se que a variedade mi-kê traz sorte, felicidade e prosperidade.Nos templos e estabelecimentos japoneses, muitas vezes há imagens suas nas portas, dando as boas-vindas. Também é símbolo da amizade. Um casal da raça vindo do Japão chegou aos Estados Unidos no final da década de 1960, e o mi-kê foi reconhecido por lá dois anos depois.

Na França o reconhecimento ocorreu em 1981, com o casal Sirikit (fêmea) e Aikido (macho) trazidos por Hélène Choisnard de Bangkok e dos Estados Unidos, respectivamente.

[editar] Padrão Oficial

Japanese bobtail - pequena cauda
Japanese bobtail - pequena cauda
Japanese bobtail - tricolor
Japanese bobtail - tricolor

A principal característica do Bobtail é a pequena cauda (que mede entre oito e dez centímetros quando esticada).O gato a mantém curvada, o que a torna semelhante a um rabo de coelho. É uma raça elegante, com uma boa musculatura porém esbelta.Suas pernas são esguias, sendo as posteriores maiores que as anteriores. Seu pelo é médio e sedoso e várias cores são aceitas, com exceção às semelhantes das do Siamês ou do Abissínio.A mais apreciadas são a preta, branca e vermelha, seja nas variedades bicolor ou tricolor, ou como única cor.

[editar] Temperamento

Gatinho Bobtail
Gatinho Bobtail


Tranqüilo, fiel, amigável, curioso, afetuoso e sociável, se adapta com facilidade a diversas circunstâncias.Tem um miado cantado e gosta de "conversar" com o dono.

[editar] Bibliografia

  • Blanc, Pierre Rousselet Larousse dos Gatos (tradução de Adriana de Oliveira) Larousse do Brasil, São Paulo 2005.
  • Gatos - Bobtail Japonês


[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais