Hana Matsuri

De Nikkeypedia

Hana Matsuri.
Hana Matsuri.

O evento é realizada anualmente no mês de abril, aberto a toda população, celebra o nascimento do primeiro Buda, nos moldes da tradição do budismo japonês. Os participantes oferecem chá ao Pequeno Buda, banhando sua imagem, ainda criança, com pequenas porções de chá adocicado. A imagem fica dentro de um altar ornado com muitas flores coloridas chamado Hanamido. Esse altar representa o jardim de Lumbini onde nasceu o Buda Sakiamuni e o chá representa a chuva de néctar que caiu no momento de seu nascimento. De acordo com uma das lendas que cercam o nascimento de Sidarta Gautama, quando ele nasceu, uma música celestial ecoou pelos quatro cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem-aventurança, naquele momento do céu caiu uma suave chuva de néctar e as flores se abriram mostrando seu colorido.

Na língua japonesa Hana significa flor e Matsuri significa festival, assim Hana Matsuri numa tradução ao pé da letra quer dizer “Festival das Flores”, mas é uma celebração ao nascimento de Buda. A abundância de flores durante a festa simboliza o jardim de Lumbini, local onde a rainha Maya, esposa do rei Suddhodhana, deu luz ao menino Sidarta.

A abertura do evento é iniciando com Utikomi Taiko anunciando o nascimento de Buda. Em seguida um desfile de crianças tipicamente caracterizadas chegam trazendo o altar florido do Pequeno Buda ao ambiente do festival. Inicia-se com presença de autoridades, o culto em louvor ao nascimento de Sidarta Gautama, que será celebrado pelo monge Sasaki do Templo Jodoshu Nippakuji de Maringá.

Na seqüência haverá ritual do Kanbutsue, onde os presentes dão banho de Amacha (chá doce) no Pequeno Buda, para garantir a saúde e sorte durante o ano. Quem desejar fazer pedidos de graça, poderá oferecer flores aos pés do altar.

[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais